Pular para o conteúdo principal

Sobre o Mapeo

Mapeo é um conjunto de ferramentas gratuitas e fáceis de usar para coletar e mapear informações.

O Mapeo foi co-projetado e desenvolvido com comunidades indígenas que enfrentam ameaças às suas terras, como mineração de ouro ilegal, contaminação por petróleo e caça furtiva. Foi criado para apoiar grupos de linha de frente a documentar essas atividades a fim de tomar ações comunitárias contra elas, relatar informações importantes às autoridades, entrar com processos judiciais, lançar campanhas de mídia ou criar mapas para reivindicações de terras. Para saber mais sobre como o Mapeo está sendo usado atualmente, veja Como o Mapeo está sendo usado.

O Mapeo é um software de código aberto que se beneficia do feedback contínuo de nossos usuários ao redor do mundo.

[Image: image]

Principais recursos do Mapeo

  • Simples de usar e aprenderMesmo que você nunca tenha usado um smartphone antes, pode aprender a coletar dados, pontos de GPS e fotos com o Mapeo Mobile em poucas horas. O Mapeo Desktop requer algumas habilidades em computador, mas tem uma interface simples com um número limitado de recursos. Para análises ou trabalhos de mapeamento mais complexos, você pode exportar seus dados para outras ferramentas. A simplicidade das ferramentas ajuda a apoiar ampla participação da comunidade e a apropriação de projetos.
  • Funciona em ambientes completamente offlineTodos os dados coletados ou criados com o Mapeo são armazenados diretamente em seu dispositivo no banco de dados embutido do Mapeo, sem a necessidade de uma conexão com a internet ou servidor centralizado. Os usuários do Mapeo Mobile e Desktop podem sincronizar ou trocar dados por meio de uma rede Wi-Fi local. Os dados nunca saem da sua rede Wi-Fi local e não requerem uma conexão com a internet. O Mapeo Desktop também pode trocar informações via um arquivo usando um pen drive USB.
  • Usa um banco de dados peer-to-peerTodos os dados que você coleta usando o Mapeo são armazenados localmente em seu dispositivo, não em um servidor ou na internet. Quando você se sincroniza com outros usuários do Mapeo em seu projeto, cada um recebe uma cópia dos dados que cada pessoa coletou, de modo que cada dispositivo acaba com uma cópia completa de todos os dados do projeto.
  • Altamente personalizávelVocê pode personalizar o idioma, os mapas e as informações que coleta. Você pode adicionar mapas offline detalhados de sua área e mudar os ícones e perguntas usadas para a coleta de dados. O Mapeo já foi traduzido para várias línguas e qualquer um pode adicionar mais.
  • Dados seguros e infalsificáveisTodos os dados coletados com o Mapeo têm registros criptografados que podem ser verificados quanto à autenticidade. Semelhante a uma blockchain, os dados são protegidos por provas criptográficas, para que você possa verificar se nenhum registro no log foi alterado ou adulterado. Projetos privados podem ser criados usando chaves de projeto seguras que limitam com quem se pode sincronizar dados.

Simples de usar e aprenderMesmo que você nunca tenha usado um smartphone antes, pode aprender a coletar dados, pontos de GPS e fotos com o Mapeo Mobile em poucas horas. O Mapeo Desktop requer algumas habilidades em computador, mas tem uma interface simples com um número limitado de recursos. Para análises ou trabalhos de mapeamento mais complexos, você pode exportar seus dados para outras ferramentas. A simplicidade das ferramentas ajuda a apoiar ampla participação da comunidade e a apropriação de projetos.

Funciona em ambientes completamente offlineTodos os dados coletados ou criados com o Mapeo são armazenados diretamente em seu dispositivo no banco de dados embutido do Mapeo, sem a necessidade de uma conexão com a internet ou servidor centralizado. Os usuários do Mapeo Mobile e Desktop podem sincronizar ou trocar dados por meio de uma rede Wi-Fi local. Os dados nunca saem da sua rede Wi-Fi local e não requerem uma conexão com a internet. O Mapeo Desktop também pode trocar informações via um arquivo usando um pen drive USB.

Usa um banco de dados peer-to-peerTodos os dados que você coleta usando o Mapeo são armazenados localmente em seu dispositivo, não em um servidor ou na internet. Quando você se sincroniza com outros usuários do Mapeo em seu projeto, cada um recebe uma cópia dos dados que cada pessoa coletou, de modo que cada dispositivo acaba com uma cópia completa de todos os dados do projeto.

Altamente personalizávelVocê pode personalizar o idioma, os mapas e as informações que coleta. Você pode adicionar mapas offline detalhados de sua área e mudar os ícones e perguntas usadas para a coleta de dados. O Mapeo já foi traduzido para várias línguas e qualquer um pode adicionar mais.

Dados seguros e infalsificáveisTodos os dados coletados com o Mapeo têm registros criptografados que podem ser verificados quanto à autenticidade. Semelhante a uma blockchain, os dados são protegidos por provas criptográficas, para que você possa verificar se nenhum registro no log foi alterado ou adulterado. Projetos privados podem ser criados usando chaves de projeto seguras que limitam com quem se pode sincronizar dados.

Sobre o Mapeo

Mapeo é um conjunto de ferramentas gratuito e fácil de usar para coletar e mapear informações.

O Mapeo foi co-projetado e desenvolvido com comunidades indígenas que enfrentam ameaças às suas terras, como mineração de ouro ilegal, contaminação por petróleo e caça furtiva. Foi criado para apoiar grupos de linha de frente a documentar essas atividades a fim de tomar ações comunitárias contra elas, relatar informações importantes às autoridades, entrar com processos judiciais, lançar campanhas na mídia ou criar mapas para reivindicações de terras. Para saber mais sobre como o Mapeo está sendo usado atualmente, veja Como o Mapeo está sendo usado.

O Mapeo é um software de código aberto que se beneficia do feedback contínuo de nossos usuários ao redor do mundo.

[Image: image]

Principais recursos do Mapeo

  • Simples de usar e aprender Mesmo que você nunca tenha usado um smartphone antes, pode aprender a coletar dados, pontos GPS e fotos com o Mapeo Mobile em poucas horas. O Mapeo Desktop requer algumas habilidades em computador, mas possui uma interface simples com um número limitado de recursos. Para análises ou trabalhos de mapeamento mais complexos, você pode exportar seus dados para outras ferramentas. A simplicidade das ferramentas ajuda a apoiar ampla participação da comunidade e a apropriação dos projetos.
  • Funciona em ambientes completamente offline Todos os dados coletados ou criados com o Mapeo são armazenados diretamente em seu dispositivo no banco de dados embutido do Mapeo, sem a necessidade de uma conexão com a internet ou servidor centralizado. Usuários do Mapeo Mobile e Desktop podem sincronizar ou trocar dados por meio de uma rede Wi-Fi local. Os dados nunca saem da sua rede Wi-Fi local e não requerem uma conexão com a internet. O Mapeo Desktop também pode trocar informações via um arquivo usando um pen drive USB.
  • Usa um banco de dados peer-to-peer Todos os dados que você coleta usando o Mapeo são armazenados localmente em seu dispositivo, não em um servidor ou na internet. Quando você se sincroniza com outros usuários do Mapeo em seu projeto, cada um recebe uma cópia dos dados que cada pessoa coletou, de modo que cada dispositivo acaba com uma cópia completa de todos os dados do projeto.
  • Altamente personalizável Você pode personalizar o idioma, os mapas e as informações que coleta. Você pode adicionar mapas offline detalhados da sua área e mudar os ícones e perguntas usadas para a coleta de dados. O Mapeo já foi traduzido para várias línguas e qualquer um pode adicionar mais.
  • Dados seguros e irrefutáveis Todos os dados coletados com o Mapeo têm logs criptografados que podem ser verificados quanto à autenticidade. Semelhante a um blockchain, os dados são protegidos por provas criptográficas, para que você possa verificar se nenhum registro no log foi alterado ou adulterado. Projetos privados podem ser criados usando chaves de projeto seguras que limitam com quem se pode sincronizar dados.

Simples de usar e aprender Mesmo que você nunca tenha usado um smartphone antes, pode aprender a coletar dados, pontos GPS e fotos com o Mapeo Mobile em poucas horas. O Mapeo Desktop requer algumas habilidades em computador, mas possui uma interface simples com um número limitado de recursos. Para análises ou trabalhos de mapeamento mais complexos, você pode exportar seus dados para outras ferramentas. A simplicidade das ferramentas ajuda a apoiar ampla participação da comunidade e a apropriação dos projetos.

Funciona em ambientes completamente offline Todos os dados coletados ou criados com o Mapeo são armazenados diretamente em seu dispositivo no banco de dados embutido do Mapeo, sem a necessidade de uma conexão com a internet ou servidor centralizado. Usuários do Mapeo Mobile e Desktop podem sincronizar ou trocar dados por meio de uma rede Wi-Fi local. Os dados nunca saem da sua rede Wi-Fi local e não requerem uma conexão com a internet. O Mapeo Desktop também pode trocar informações via um arquivo usando um pen drive USB.

Usa um banco de dados peer-to-peer Todos os dados que você coleta usando o Mapeo são armazenados localmente em seu dispositivo, não em um servidor ou na internet. Quando você se sincroniza com outros usuários do Mapeo em seu projeto, cada um recebe uma cópia dos dados que cada pessoa coletou, de modo que cada dispositivo acaba com uma cópia completa de todos os dados do projeto.

Altamente personalizável Você pode personalizar o idioma, os mapas e as informações que coleta. Você pode adicionar mapas offline detalhados da sua área e mudar os ícones e perguntas usadas para a coleta de dados. O Mapeo já foi traduzido para várias línguas e qualquer um pode adicionar mais.

Dados seguros e irrefutáveis Todos os dados coletados com o Mapeo têm logs criptografados que podem ser verificados quanto à autenticidade. Semelhante a um blockchain, os dados são protegidos por provas criptográficas, para que você possa verificar se nenhum registro no log foi alterado ou adulterado. Projetos privados podem ser criados usando chaves de projeto seguras que limitam com quem se pode sincronizar dados.